Hello World

tech
há cerca de 1 mês

Olá, eu sou o André, mas pode me chamar de lionis.

Esse é um post Hello World, explicando brevemente sobre como esse site foi feito.

Eu quero fazer posts nesse site de uma forma que eu entenda, e eu entendo de frontend. Então os posts são feitos em markdown num github.

Me inspirei bastante no dev.to, que usa front matter pra editar posts, incluindo metadata como dia de publicação, tags, etc.

A melhor parte é que isso tudo está no GitHub, então já tem versionamento de fábrica, além de facilitar modificações pelo público. Você pode ver esse post aqui no Github

Olha pra esse <Counter/>. Ele funciona de verdade! 😛

Geralmente Markdown não tem suporte a essas partes mais dinâmicas, então usei MDX, uma família de pacotes que junta Markdown com componentes React. Agora posso dar exemplos mais mão-na-massa.

Isso também ajuda a criar algumas coisinhas mais customizadas, como chips de cor (red / green /blue) e sintaxe no código

function Component(): JSX.Element {
  return <div />
}

Só por conveniência, peguei Remix porque estou confortável com ele. Pensando bem, acho que eu deveria ter experimentado Gatsby ou Next.js, mas Remix já tem uma RFC com intenção de gerar build estático.

Por outro lado, é ótimo que ele seja um plugin do Vite, isso ajuda a ficar tudo centralizado num único bundler.

Ótima lib pra componentes pré-feitos. Vários dos componentes são na base do Radix e a estilização feita em Tailwind. A lindeza é que não é um pacote externo, mas um comando que gera arquivos dentro do seu projeto, dando controle pra você fazer do seu jeito, ao mesmo tempo evitando dificuldades em import de css de pacotes externos.

Sei que é uma tech bem controversa, mas eu vejo que é um ótimo compromise entre fazer bem e fazer rápido. Como eu não vou conseguir dedicar muito tempo pra desenvolvimento desse site, vai ser ótimo ter uma ferramenta pra criação rápida. Além disso, consigo reutilizar os classNames dele no meu MDX

O design eu copiei descaradamente o layout do blog do overreacted.io que gosto bastante (desculpa dan). Não quero seguir tanto assim a veia dele, então no futuro espero mudanças. Mas é uma forma de começar.

Primeiro post né, não tenho muito a falar. Fica a vontade pra mandar mensagem pelas redes sociais